sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A importância de se falar corretamente

Entrevistas
 Sabe aquela entrevista sobre algum assassinato, que vemos no jornal Nacional, no balanço geral, onde ouvimos mais assassinatos ao português do que a pessoa que está sendo falada?, Ou do jogador de futebol, que parece até que ao invés de estudar jogava bola? 
    Hoje mesmo eu estava assistindo no jornal da globo, sobre a guerra no Rio de Janeiro, e vi mais ou menos a seguinte entrevista:


Entrevista sobre a guerra do Rio:


Repórter: "O que você está achando da chegada da policia, do BOPE, da Marinha e da Aeronáutica ? Você se sente mais seguro?"
Cidadão: "Ah, nóis se sente mais seguro, ...mas protegido sabeno que a policia  agino né, ta com nóis né, e os bandido vão tudo ficar com medo .
Repórter: Você não esta com medo de voltar para casa?
Cidadão: " É eu tenho até medo, mas o que nóis que mora lá podemo faze né, o pior vai ser pegamo o ônibus, porque até agora num passo um...
Repórter: Obrigada pela entrevista. Temos mais informações diretamente do nosso Robocop.


Entrevista de um Jogador de futebol:


Repórter: O que você espera para esse campeonato brasileiro? 
Jogador: A nós vamo dar o melhor que nós pode né,
Repórter: Mas o que você nos diz desta ultima derrota? 
Jogador: É um erro que nós cometemu, ao deixa aquela bola entrar, o time deles estava bem preparado e nós não prevemo o..o..o...o preparo deles né, por isso que nós perdemo, mas agora nós se preparou e..e...e..e..e... não vamo mais cometê esse erro né.
Repórter: Muito obrigado pela sua entrevista voltamos aos nossos estúdios.


Me poupe falar assim!! (risos) devemos prestar mais atenção no que dizemos e como lemos e ler mais também tem grande importância. 
"pá num errá né" (ataque de risos).


Hã?? que?


"Falar corretamente, não significa falar formalmente o tempo todo."

Temos sempre que levar em conta, a situação e o momento da linguagem a ser utilizada. Por exemplo não podemos utilizar da linguagem coloquial em uma conversa informal com algum amigo, parentesco ou desconhecido. Isso porque nem todos tem a mesma escolarização, E nem todos compreenderam as palavras mais rebuscadas. Claro que não podemos usar alguns termos que muitas pessoas utilizam "Pra nóis", "Agente vai" "agente vamo" "nós foi' coisas sem concordância, Tão pouco podemos corrigi-las, apenas se tivermos intimidade suficiente para isso. 
       O falar está muito ligado ao ler, quando nós lemos um artigo de jornal, um livro, ou mesmo um gibi, observamos, mesmo que inconscientemente, a escrita das palavras, Por isso o hábito de ler influencia no falar, lendo nós adquirimos vocabulário e aprendemos a falar corretamente. Sabemos também que "Saber ler não significa compreender" (Leia mais sobre isso), Outra coisa que devemos estar sempre alerta é na pontuação que muda totalmente o sentido da frase, mas isso é assunto para outro post ...(Risos)... 

Temos dois tipos de conversa a formal e a informal. Devemos estar ligados em qual utilizar e quando.


Rayana Cruz....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar?